Picos - Visita Virtual
Estação TIC
TCV/RCV Online
Curiosidades
Meteorologia
FAMI-PICOS
RÁDIOS ONLINE



segunda-feira, fevereiro 01, 2010

SARA LOPES DESAFIA AUTARCAS A SEREM MAIS OUSADOS NA PLANIFICAÇÃO URBANA

Praia, 01 Fevereiro - A ministra da Descentralização, Habitação e Ordenamento do Território, Sara Lopes, desafiou no sábado, em São Salvador do Mundo, os autarcas cabo-verdianos a serem mais ousados na planificação da expansão urbana dos seus municípios.

“Mesmo que sejam pequenos centros, se requalificados modernos e bem organizados o futuro ditará se há necessidade ou não de continuar a expandir”, disse Sara Lopes na abertura do V Fórum de Desenvolvimento de São Salvador do Mundo, realizado na vila de Achada Igreja.

Sara Lopes é de opinião que a requalificação urbana e a modernização dos espaços urbanos representam grandes oportunidades de mobilização de recursos necessários para garantir o desenvolvimento sustentado dos municípios, diz a Inforpress.

“Certamente que os presidentes das câmaras e os municípios cabo-verdianos vão descobrir que há oportunidades enormes de mobilização de recursos, se centrarem efectivamente nesse domínio: a requalificação urbana, modernização dos espaços urbanos”, sublinhou a governante desafiando os autarcas a serem inovadores e criativos.

O V Fórum de Desenvolvimento de São Salvador do Mundo foi destinado essencialmente, à apresentação e discussão do Plano Director Municipal (PDM).

O documento traça os critérios e parâmetros para ocupação, uso e transformação do solo e dá discas para preservar, recuperar, proteger e valorizar os recursos naturais e o património cultural do município.

Fonte: Liberal online