Picos - Visita Virtual
Estação TIC
TCV/RCV Online
Curiosidades
Meteorologia
FAMI-PICOS
RÁDIOS ONLINE



segunda-feira, fevereiro 01, 2010

Fórum de desenvolvimento analisa PDM

O 5º Fórum de Desenvolvimento de S.Salvador do Mundo debateu este sábado o Plano Director Municipal desse concelho do interior da ilha de Santiago. O edil João Baptista Pereira e a ministra Sara Lopes exprimiram, no encontro, a sua satisfação pelos resultados já alcançados na melhoria de vida da população de SSM.

À semelhança dos anteriores fóruns, também este se centrou nos problemas e desafios que se colocam ao desenvolvimento de S.Salvador do Mundo. Na mira desse desiderato, os participantes do encontro debateram, entre outros assuntos, as propostas para o Plano Director Municipal. Infraestruturas viárias, energia, água, educação e lazer, mas também defesa do património construído, são alguns domínios apontados como fundamentais.

Segundo João Baptista Pereira, SSM “é um município que tem como potencial de desenvolvimento a agricultura e o turismo rural”. E por isso, advertiu, “não podemos construir grandes edifícios que alteram a paisagem arquitectónica” da vila de Achada Igreja. A elevação desse centro administrativo à categoria de cidade é uma das metas preconizadas.

Por seu turno, para a ministra da Descentralização e Ordenamento Territorial, este 5º fórum “traduz uma evolução muito grande” em relação aos anteriores fóruns, o primeiro dos quais data de 2005. “Vê-se pelos ganhos que Picos está a crescer e a ganhar dinâmica e capacidade de enfrentar de forma organizada os desafios”, disse.

Em 2005, acrescentou Sara Lopes, SSM “era o concelho com o maior nível de pobreza no país. Até agora houve uma redução muito grande, de 53% para 24%”. O concelho, reconheceu, “continua ainda pobre mas a tendência de redução da pobreza é muito encorajador” para quem lida com os problemas diários do concelho, como é o caso do governo que representa.

Apresentadas e debatidas as propostas de PDM, este documento vai ser encaminhado para a Assembleia Municipal de SSM. Só depois da sua aprovação os seus itens serão implementados, na linha do que acontece nos demais municípios de Cabo Verde.

Fonte: A semana