Picos - Visita Virtual
Estação TIC
TCV/RCV Online
Curiosidades
Meteorologia
FAMI-PICOS
RÁDIOS ONLINE



segunda-feira, abril 20, 2009

Nho Senhor do Mundo": Belo Freire é cabeça-de-cartaz do festival de música

Praia, 16 Abr. (Inforpress) – O músico Belo Freire é o primeiro grande nome confirmado para o cartaz do festival do “Nho Senhor do Mundo”, que se realiza nos próximos dias 23 e 24 de Abril, nos Picos, interior de Santiago.

A participação deste tocador de gaita, nado e criado nos Picos e autor de Mocinhos”, foi confirmada esta sexta-feira pelo vereador da Cultura e Juventude da Câmara Municipal de São Salvador do Mundo, Carlos Horta.
Também anunciada foi a participação, de entre outros, dos artistas Meno Pecha, talentos de Santa Cruz, Kim de Strong, Vadú e banda, Codé di Dona, Rabenta, projecto Verão “Zé Espanhol”, Princesito, Maruca, Zeca de Nha Reinalda e Bulimundo, este responsável pelo encerramento do festival, no dia 24.

O festival, que se enquadra nos festejos do dia do Santo Padroeiro e do Município, 26 de Abril, contará ainda com a animação do DJ Chefe e da Tabanka de Chã de Tanque.
Para o evento musical deste ano, orçado em cerca de dois mil contos, o cartaz será preenchidoapenas com artistas nacionais, dado a dificuldades financeiras da organização em suportar a deslocação de músicos estrangeiros, explicou Carlos Horta.
Segundo este responsável, a festa de “Nho Senhor do Mundo”, que envolve o Centro da Juventude local e Igreja, não será feita apenas de música.

O programa, que está a ser cumprido desde o dia 27 de Março, inclui também a realização de uma feira de livro, prevista para a Biblioteca Municipal que, por esta altura, será inaugurada, bem como actuações de grupos de teatro e de dança, exposições de produtos artesanais e o lançamento do prémio “Poesia em Abril”.
Para além da vertente cultural, a festa de “Nho Senhor do Mundo” será marcada com a realização de iniciativas de carácter social e desportiva.

Nho São Salvador do Mundo é Santo Padroeiro da Freguesia do mesmo nome, patrono da majestosa igreja matriz, situada no centro da Vila de Achada Igreja, herança original estimada e vista de vários pontos das vias que unem os distintos pontos do concelho.

O dia deste Santo Nome é, desde sempre, uma grandiosa festa senão a maior das que se realizam no interior de Santiago, dia de comunhão em que participantes de todas as camadas sociais vindas das mais diversas localidades da Ilha celebram de forma ímpar e emocionante a festa.

Inforpress/Fim