Picos - Visita Virtual
Estação TIC
TCV/RCV Online
Curiosidades
Meteorologia
FAMI-PICOS
RÁDIOS ONLINE



segunda-feira, março 26, 2007

Validado o Plano Ambiental do Municipio de São Salvador do Mundo



A Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde (ANMCV) e a Direcção-Geral do Ambiente (DGA) criaram uma equipa técnica municipal em São Salvador do Mundo - ETMA-SSM - formada pelo engenheiro agrónomo Fernando Carvalho e a engenheira cartográfica, Evanilsa Monteiro, para elaborar o PAM.O projecto enquadra-se no Plano de Acção Nacional para o Ambiente (PANA II) e deve não só preparar uma política estratégica ambiental como também dotar os municípios de instrumentos para gerirem melhor os seus recursos ambientais.
A equipa técnica começou a trabalhar em Dezembro do ano passado e no próximo dia 24 deve apresentar o PAM à ANMCV, aos órgãos Camarários e a toda sociedade civil, para ser validado.

Segundo o engenheiro Fernando Carvalho, a ETMA-SSM trabalhou no reconhecimento do terreno, fez um levantamento exaustivo dos problemas ambientais existentes em cada uma das 18 zonas do município e –os discutiu com as comunidades.

“Elaboramos o diagnóstico e neste momento estamos a elaborar o Plano de Acção, a definir os programas e projectos que vão constar do PAM-os orçamentos e o cronograma de actividades a serem executadas em 2007”, assegurou Carvalho.

Com a implementação do PAM, a meta é actuar pontualmente no sentido de levar água potável a todas as casas de São Salvador do Mundo um dos maiores problemas deste novel Concelho que ainda não realizou o 7º objectivo do Milénio. A construção de chafarizes, de cisternas familiares e comunitárias e a instalação de estruturas para controlo da qualidade da água são outros dos objectivos do PAM, que também vai co-financiar estudos para a avaliação dos recursos hídricos mobilizáveis.

A ETMA–SSM pretende ainda adquirir materiais e equipamentos para o saneamento e recolha do lixo no município, reforçando o número de contentores, que vão cobrir uma área mais alargada. Actualmente, em todo o município existem apenas 14 contentores e os resíduos urbanos são recolhidos e transportados para o aterro controlado de Santa Catarina .

Outra das preocupações é criar e manter os espaços verdes neste que é um dos recantos mais verdes de Santiago, uma paisagem única a variar de verdes como muda do monte para o vale e sai de ladeiras escapadas para ribeiras intinista daí a construção de miradouros e caminhos vicinais constarem do plano como a prometer e a insunuar um turismo rural, de passeios e escaladas Para proteger a biodiversidade, a equipa quer sensibilizar as comunidades, sobretudo, as que dependem dos recursos do ambiente para a sobreviverem, de que deve poupar as árvores- a população de São Salvador do Mundo ainda utilizam a lenha para cozinhar e explorar plantas endémicas para fazerem medicamentos.

A erosão do solo, nomeadamente a erosão laminar, foi considerado o pior problema ambiental do concelho. São Salvador do Mundo está situado numa zona bastante acidentada e as fortes chuvadas fazem aumentar ainda mais a degradação do solo, disse o engenheiro.

Neste momento, está em curso o Projecto de Ordenamento e Valorização da Bacia Hidrográfica da Ribeira dos Picos que inclui intervenções importantes no domínio da preservação e conservação do solo e água (CSA).Vai-se contruir diques, muretes, banquetas simples e reforçadas, e caldeiras.

Durante a vigência do PAM a informação vai ás escolas, jardins-infanis. Os autores do plano propõe que se dialogue com os comerciantes, agricultores, associações ambientalistas e de desenvolvimento comunitário. Por outro lado, a nível da capacitação institucional, a ETMA-SSM pretende adquirir materiais e equipamentos diversos, participar em formações no domínio do ambiente, realizar visitas de estudo e intercâmbios com ETMAs de outros municípios.

O PAM–SSM é um documento orientador de todas as políticas ambientais no novo município e inclui um conjunto de 3 programas, 11 sub-programas e cerca de 29 projectos a serem levados a cabo nas 18 localidades de São Salvador do Mundo, num período de 10 anos, entre 2007 e 2016. Para a concretização do plano, está previsto para o ano de 2007 uma verba que ronda os 15 mil contos, financiado pelo governo holandês. In " A Semana".