Picos - Visita Virtual
Estação TIC
TCV/RCV Online
Curiosidades
Meteorologia
FAMI-PICOS
RÁDIOS ONLINE



quarta-feira, novembro 22, 2006

Formação Profissional vista numa perspectiva de auto emprego

por Manuel António Lopes, Filho de picos.
Manuel.lopes@pj.gov.cv /Tonetorres_9@hotmail.com
“ Seja qual for a profissão de um indivíduo, a qualidade da sua vida é directamente proporcional ao seu compromisso com a excelência”
Vincent Lombardi.
Antes de mais nossos parabéns à Comissão Instaladora e toda a equipa envolvente na preparação do II Fórum. O evento marcou um momento de singularidade extra para S. Salvador do Mundo, mas é preciso que todos contribuamos e fazer cada vez mais e melhor de forma a edificar o nosso jovem município.
Os temas abordados durante o II Fórum, as feiras gastronómicas e artesanais e o festival de música, são de importância extrema para o desenvolvimento dos Picos e permite, a cada um, vislumbrar em quê e como dar a sua contribuição activa em prol do desenvolvimento do Concelho.

Importa-nos aqui, evidenciar a questão da formação profissional, numa perspectivava de auto emprego, com particular destaque para concelho de S. Salvador do Mundo. Isso, atendendo as potencialidades existentes que merecem ser exploradas visando o aumento das rendas das famílias e gerar novos postos de trabalho.
A formação Profissional tem uma abordagem tanto ao quanto vasta. Contudo, deixemos de lado a definição para falar do auto emprego que mais nos interessa de momento. O Auto emprego refere-se a quem exerce a profissão por conta própria, transformando suas habilidades e conhecimentos em produto, oferecendo as empresas ou directamente no mercado. Por vezes, essas habilidades e conhecimentos carecem de aquisições de conhecimentos e atitudes para adaptar às circunstâncias do mercado que estão sendo cada vez mais exigentes, o que torna necessário formação em domínios específicos.
Nos tempos que ocorrem as empresas não estão dispostas a empregar todos os talentos existentes no mercado, daí que o auto emprego constitui doravante uma grande alavanca para a realização pessoal se encarado como opção de vida.
A formação nos domínios da Culinária, Agricultura, Pecuária, embalagem de produtos, turismos e artesanato, são áreas que devem ser investidas porque a médio e longo precisaremos de mão-de-obra para enfrentar os desafios da modernidade. A agricultura e pecuária irá passar por um processo de mudança profunda, com a introdução de novas técnicas de modernização da agricultura. A pecuária com introdução da raça melhorada exigirá novos cuidados com os animais, e na sequência disso o possível surgimento de pequenas industrias no domínio Agro- industrial.
Esses desafios futuros serão enfrentados para os mais jovens, mas o comportamento desses jovens ainda é bastante hermético nessa matéria. Uma das vias para a mudança de atitude desses potenciais é o conhecimento de novas experiências, através de visitas de estudos, tanto no país como além fronteiras no sentido de começarem a encarar a vida com desafios diferentes.
A Comissão Instaladora poderá, através de acordos e germinação com entidades congéneres trabalhar no sentido de potenciar essas áreas de formação dedicado especialmente aos que estão ligados a essas áreas de actividades ou que manifestam interesse. Para a materialização das ideias aqui elencadas é fundamental a existência de uma parceria entre a Comissão Instaladora, entidades Públicas e Privadas, nos Picos, bem como a participação activa das associações Comunitárias de base e empresários.
Picos é sem dúvida uma referencia na ilha de Santiago dado a sua posição estratégica, mas é necessário fazer dela um ponto de paragem obrigatória, para todos sem excepção, e isso requer o investimento sério primeiramente das infra-estruturas, para que os privados se sentirem seguros dos seus investimentos.
Para terminar deixo uma mensagem especial aos jovens dos Picos, usem o álcool mas não abusem, essas foi das piores apreciações que fiz no festival do dia 19, senão a única.